Uso do Sistema de Grupos de Contatos no Webmail

7 de outubro de 2024

1. Acessando a Seção de Contatos

Login no Webmail:

  • Entre no seu Webmail com seu nome de usuário e senha.
  • No painel lateral esquerdo, clique no ícone de Contatos para acessar a área onde estão armazenados seus contatos e grupos.

Visualizando Grupos:

  • Na tela de contatos, do lado esquerdo, você verá a lista de grupos existentes. Se não houver grupos, você pode criar um conforme instruções abaixo.
  • Clique no nome de um grupo para visualizar os contatos associados a ele.

2. Criando um Novo Grupo de Contatos

Adicionar um Novo Grupo:

  • Na seção de contatos, clique no botão Criar na barra superior.
  • Selecione a opção de Grupo e insira o nome do novo grupo, por exemplo, “Envios Webgenium”.
  • Após criar o grupo, você será redirecionado à tela de gerenciamento de contatos.
  • Selecione os contatos que deseja adicionar ao grupo.
  • Isso pode ser feito manualmente ou através de uma barra de busca para encontrar contatos específicos.
  • Após adicionar todos os contatos desejados, clique em Salvar para finalizar a criação do grupo. Agora, o grupo estará disponível na lista à esquerda.


3. Importando e Exportando Grupos

Importando Contatos para Grupos:

  • Para importar uma lista de contatos para um grupo, clique no botão Importar na barra superior.
  • Selecione o arquivo no formato .CSV ou .vCard e escolha o grupo ao qual deseja adicionar os contatos.

Exportando Grupos de Contatos:

  • Para exportar um grupo de contatos, clique no botão Exportar e escolha o formato desejado. Isso permitirá salvar seus contatos para backup ou transferência.

4. Editando Grupos de Contatos

Editar um Grupo:

  • Para editar um grupo existente, clique no nome do grupo na lista à esquerda.
  • Depois de abrir o grupo, você pode adicionar ou remover contatos conforme necessário clicando no botão de edição.

Excluir um Contato do Grupo:

  • Dentro do grupo, clique no contato que deseja remover e escolha a opção Excluir.
  • Caso queira mudar o nome do grupo, clique na opção de Editar Grupo e modifique o nome, salvando a alteração em seguida.

5. Enviando Emails para um Grupo

Usando o Campo CCo para Grupos:

  • Sugestão: Insira o seu próprio endereço de email no campo Para e no campo CCo (Cópia Oculta), coloque o nome do grupo que você criou. O webmail preencherá automaticamente com os endereços de todos os contatos do grupo.
  • Utilizando o CCo, os destinatários não poderão ver os emails dos outros contatos do grupo, garantindo a privacidade de todos.